A importância da comunicação pessoal e como desenvolvê-la da forma correta no ambiente de trabalho
A comunicação interpessoal pode favorecer ou prejudicar uma pessoa, depende da forma como ocorre. É essencial saber se comunicar e isso inclui diversos aspectos, que não são apenas através da fala. Por isso, confira neste artigo como deve ser a comunicação mais adequada em ambientes corporativos.
Cada pessoa tem uma forma de se comunicar e isso é resultado de toda sua bagagem, desde aspectos culturais, como o local onde cresceu, até sua formação educacional, a relação com a família e os amigos, emoções, ou seja, toda a trajetória percorrida até o presente momento.
Engana-se quem pensa que a comunicação ocorre apenas através da fala. Basicamente tudo em uma pessoa comunica algo sobre ela. Isso inclui o corte e a cor do cabelo, o estilo e as cores das roupas, a linguagem corporal (postura, gestos, expressões faciais), tudo que envolve a imagem e até a forma de escrever.
Preparamos um conteúdo bem completo sobre a comunicação interpessoal no ambiente corporativo, desde a sua importância, os benefícios, como melhorar este aspecto dentro das instituições tanto presencialmente quanto no home office e a importância da linguagem corporal na intercomunicação.
Qual é a função da comunicação
Em linhas gerais, a comunicação é essencial para qualquer tipo de relação e tem como principais funções informar, expressar emoções, comandar, motivar, persuadir, interagir, intimidar, mas é claro que tudo isso depende da forma como é feita.
O que seria das relações se não fosse a comunicação? Especialmente no ambiente de trabalho, onde os relacionamentos devem ser mais formais, é essencial cuidar da imagem passada. Não é necessário agir de forma mecânica ou engessada, mas de uma maneira adequada às normas da instituição.
Benefícios de promover a comunicação interpessoal no ambiente corporativo
Uma boa comunicação interpessoal pode contribuir significativamente para a convivência em ambientes corporativos, consequentemente, a instituição terá maior eficiência, uma vez que as atividades irão ocorrer de forma mais amistosa. Também é uma forma de investir na cultura colaborativa.
Confira a seguir os principais benefícios de investir na comunicabilidade dentro de uma empresa. Com certeza você vai perceber que este aspecto das relações de trabalho exerce uma influência muito maior no sucesso da instituição do que você imagina.
Melhor convivência e respeito às hierarquias
Se um colaborador sabe se dirigir de forma correta aos seus colegas de trabalho, sobretudo aos seus superiores, a tendência é que o clima organizacional seja mais agradável e menos conflituoso. Definitivamente, este é um dos principais benefícios de investir na melhora da comunicação interpessoal no trabalho.
Menor quantidade de falhas de procedimentos
Não é difícil pensar em algum erro cometido em algum projeto ou tarefa, por menor que seja, devido a uma falha de comunicação, não é? Até mesmo durante orientações aparentemente simples pode haver esse tipo de falha, afinal nem todo mundo possui didática o suficiente e isso é normal.
No capitalismo, preocupar-se em promover a comunicação adequada em empresas vai além de prezar pela boa convivência, é um ponto fundamental para maximizar o sucesso de todo e qualquer procedimento.
Um estudo publicado no site Harvard Business Review apontou que empresas onde há comunicação efetiva contam com 47% a mais de lucro em comparação com outras instituições. Ou seja, podemos concluir que comunicação também representa dinheiro!
Networking
Networking nada mais é do que a troca de informações ou serviços entre pessoas, grupos ou empresas. Uma boa rede de contatos pode ser muito útil para as pessoas tanto em suas vidas profissionais quanto pessoais.
Evidentemente, para construir uma rede interessante é necessário se comunicar da melhor maneira possível. Isso é especialmente importante para atrair parcerias de sucesso e credibilidade no mercado.
Funcionários mais seguros de si
Uma pessoa que se comunica melhor se sente mais segura de si e passa a agir com maior autonomia. Uma das principais características que as empresas buscam em seus colaboradores é a proatividade e a comunicação interpessoal pode ajudar muito nisso, além de gerar maior transparência no trabalho.
Se um funcionário não sabe expressar suas ideias e não tem segurança na fala, ele dificilmente será uma pessoa tão proativa. Portanto, estimular a comunicação dentro da empresa pode tornar os colaboradores mais participativos e dedicados, uma vez que poderão expor suas sugestões de forma mais segura.
Como estimular a comunicação interpessoal adequada no ambiente de trabalho
Existem diferentes formas de propiciar uma boa comunicação interpessoal dentro de uma empresa e é necessário filtrar as melhores alternativas para cada situação ou combinar ações para garantir melhores resultados. Tudo isso faz parte de uma boa gestão de pessoas. Veja a seguir algumas estratégias!
1. Identifique mais são os principais problemas de comunicação dentro da empresa
Uma forma simples de iniciar o investimento na melhora da comunicação interpessoal dentro da empresa é identificar quais são os principais pontos a serem trabalhados. Trata-se de priorizar o que realmente merece atenção no momento. A partir disso podem ser feitos ajustes finos para solucionar outras questões.
Observe a forma como os colaboradores se comunicam, se há hostilidade, se possuem boa dicção, se falam muito rápido e alto, se dizem uma coisa, mas as expressões e os gestos dizem outra e se há setores específicos em que o clima é menos amistoso.
Após realizar esta observação inicial, comece a pensar em quais estratégias são mais viáveis de serem aplicadas para cada situação. As próximas dicas certamente irão te ajudar com isso.
2. Promova a integração entre a equipe
Estimular a integração entre os colaboradores é uma boa forma de melhorar a comunicação e isso é relativamente fácil de ser feito, basta criar espaços propícios para que eles interajam e melhorem a socialização, como salas de jogos e de descanso.
3. Treinamentos voltados para a melhora da comunicação
Os treinamentos são importantes por duas razões em especial: primeiro porque capacita os colaboradores. Em segundo lugar, é uma forma de aumentar a integração entre a equipe. Existem cursos voltados para a comunicação interpessoal e podem ser uma excelente alternativa.
4. Dinâmicas em grupo
As dinâmicas também podem ser uma proposta interessante, uma vez que servem para tornar o clima mais divertido e descontraído. Podem ser feitas atividades que estimulem a parceria, como, por exemplo, desafios nos quais a equipe precisa se reunir em prol de uma missão e é necessário o esforço de todos.
Alguns colaboradores podem ser mais tímidos e resistentes às dinâmicas em grupo. Uma forma de trabalhar isso e estimular a participação pode ser por intermédio de um programa de incentivo.
5. Pratique a comunicação do tipo não-violenta
Lidar com pessoas pode ser muito difícil. O ambiente corporativo frequentemente é um local cheio de pressões que geram estresse e impaciência. Nesses momentos é fundamental saber como se comunicar sem ferir o outro.
A comunicação não-violenta foi sistematizada pelo americano Marshall Rosenberg e tem quatro pilares; são eles: separar os fatos de julgamentos, firmar acordos que viabilizem a convivência futura, revelar necessidades que não estão sendo correspondidas e reconhecer emoções desconfortáveis.
6. Promova eventos internos que melhorem a comunicação interpessoal
Os eventos internos são ótimos para melhorar a integração entre a equipe e favorecer a transmissão de informações. Por exemplo, podem ser organizadas palestras nas quais uma determinada quantidade de colaboradores irão palestrar e depois haverá um momento para os demais tirarem dúvidas.
Com uma única atividade é possível estimular mais de uma coisa: primeiro, a capacidade de síntese, segundo: a habilidade de se expressar e, em contrapartida, a capacidade de formular pensamentos que sejam traduzidos em dúvidas ou comentários a respeito de algo que acabou de ser exposto.
7. Tenha líderes que sirvam de exemplo
Você certamente já ouviu que com grandes poderes vêm grande responsabilidades, não é mesmo? Pois saiba que para ter uma melhor comunicação interpessoal na sua empresa é necessário contar com líderes exemplares para inspirar os demais colaboradores.
É necessário saber se posicionar, conversar sem ser rude e manter o equilíbrio, por mais delicada que seja a situação, até mesmo quando for necessário aplicar uma advertência devido a uma insubordinação.
Muitos chefes não sabem exatamente como conduzir certos tipos de situação, como esse exemplo da advertência, por isso é necessário formar líderes competentes que saibam dominar os atritos sem perder o controle.
Nesse sentido, você sabia que o Genyo disponibiliza uma função na qual é possível fazer o registro eletrônico das advertências? Isso é especialmente importante para manter o controle da equipe. É possível até gerar um relatório de advertência aos colaboradores, que pode ser útil para gerar estatísticas.
Se você ainda não conhece, o Genyo é um sistema de controle de ponto digital que tem a missão de revolucionar o modo como a equipe de recursos humanos (RH) de pequenas e grandes empresas realizam o controle de ponto.
Linguagem interpessoal durante o home office
A pandemia de Covid-19 fez com que muitas empresas aderissem ao home office. Com isso, existem outros detalhes que podem ser observados (e melhorados) em relação à comunicação interpessoal.
Antes de mais nada, é importante estabelecer uma política de home office, com regras bem definidas e devidamente explicadas. Dessa forma, é mais fácil saber você saber o que observar e os colaboradores terão em mente o que devem seguir.
Promova a realização de treinamentos das plataformas que serão utilizadas, afinal nem todo mundo está familiarizado com a tecnologia. Essa é uma forma de melhorar não apenas a comunicação, mas também o desempenho dos colaboradores em suas respectivas atividades.
Passe as informações com o maior detalhamento possível e estimule toda a equipe a fazer o mesmo. Afinal, se já é complicado passar informações pessoalmente, em que a pessoa pode responder prontamente, além de observar a linguagem corporal, à distância isso se torna uma tarefa ainda mais difícil.
Os eventos temáticos e as reuniões podem e devem ser adaptados para o modelo remoto através das plataformas virtuais, então neste aspecto não há tanto prejuízo, apesar de a interação presencialmente ser bem melhor.
Como alternativa para melhorar a interação entre os membros da equipe, uma sugestão é a criação de um espaço virtual para que a equipe compartilhe boas notícias, reflexões, textos, ou mesmo histórias que queiram dividir com os colegas.
Uma outra coisa muito importante que interfere na saúde durante o tempo de home office e pode influenciar também na comunicação interpessoal é a ergonomia. Por isso, também é importante promover treinamentos de ergonomia no trabalho para os trabalhadores saberem como melhorar a postura.
Importância da linguagem corporal na comunicação interpessoal
A linguagem corporal diz muito sobre uma pessoa. Muitas vezes afirmamos algo por meio das palavras, mas o corpo diz algo totalmente contrário ao que acabou de ser falado. Além disso, é possível perceber se uma pessoa realmente está prestando atenção em algo só de olhar para a expressão corporal dela.
Algumas posturas indicam atenção e interesse, enquanto outras demonstram desleixo e falta de entusiasmo. Por exemplo, pessoas que posicionam a mão embaixo do queixo e fazem contato visual quando alguém está falando com certeza estão interessadas no que está sendo abordado.
Por outro lado, se tem alguém explicando alguma coisa ou passando uma orientação e a outra pessoa está olhando para o teto, mexendo no celular ou praticamente deitada na cadeira, ela provavelmente não está interessada no que está sendo dito.
Até a velocidade e o tom de voz que uma pessoa fala demonstram muito sobre suas emoções e intenções. Esses detalhes, quando associados à gesticulação, são certeiros para facilitar a leitura de uma pessoa independente do que ela esteja falando.
Portanto, é extremamente importante observar as pessoas atentamente no trabalho, sobretudo durante processos seletivos e conversas mais sérias. Sempre leve em consideração a linguagem não verbal antes de tomar decisões a respeito de um colaborador ou colaboradora.
O Genyo tem possui minicurso de gestão de pessoas que pode favorecer, entre outros aspectos, a forma como você gerencia sua equipe? Caso tenha dúvidas sobre questões de liderança e como identificar o perfil comportamental de um colaborador, esse curso é perfeito para você.
Conclusão
Por fim, agora você já sabe que a comunicação interpessoal é extremamente importante para as relações de trabalho, para a produtividade e até mesmo para os lucros da empresa. Também viu estratégias para melhorar a comunicação na sua instituição. Não perca tempo, coloque-as em prática o mais rápido possível.
Assista o vídeo como material complementar